Rio 20
A Conferência das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de
Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta. Além de questões ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questões sociais como a falta de moradia e outros.
O evento ocorreu em dez locais, tendo o Riocentro como principal local de debates e discussões; entre os outros locais, figuram o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Por que precisamos da Rio+20?
O mundo tem hoje 7 bilhões de pessoas — em
2050 serão 9 bilhões.
Uma em cada cinco pessoas — 1,4 bilhão — atualmente vive com 1,25 dólar por dia, ou menos. Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Dois bilhões e meio de pessoas não têm banheiro. E quase um bilhão passa fome todos os dias.
A emissão de gases de efeito estufa continua aumentando e mais de um terço de todas as espécies conhecidas pode ser extinta se as mudanças climáticas continuarem no ritmo atual. Se quisermos deixar um mundo habitável para nossas crianças e para nossos netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruição ambiental devem ser enfrentados agora. Vamos arcar com custos maiores no futuro — incluindo mais pobreza, instabilidade e um planeta degradado — se falharmos em tratar de maneira adequada estes desafios críticos agora.
A Rio+20 oferece uma oportunidade para pensar globalmente, para que possamos agir localmente para um futuro comum seguro. Quais questões a Rio+20 vai abordar?
Soluções