Rio +20
O apresentador pergunta: que cidade dos Estados Unidos teve seu maior aeroporto batizado em homenagem a um herói da Segunda Guerra Mundial e seu segundo aeroporto, em homenagem a uma batalha desta mesma guerra?
Chris explica que o computador recebe as perguntas eletronicamente, por mensagem de texto. Ele seleciona grupos de palavras e, com elas, faz as pesquisas.
Watson responde à pergunta: Toronto. A plateia se decepciona, porque Watson errou. A resposta certa era Chicago. “Watson tem um índice de acerto de 75% nesse programa, enquanto o de um ser humano é de 40%”, defende o pai da máquina.
Ao contrario dos seres humanos, o computador não fica nervoso ou intimidado com um erro. O forte de Watson é calcular a probabilidade de suas respostas estarem corretas. Por isso, quanto maior era a chance dele acertar, mais alto ele apostava. Assim, depois de três dias de desafio, o supercomputador venceu a última edição do programa de perguntas e respostas mais visto dos Estados Unidos.
O repórter foi até o cenário do programa em que Watson mostrou toda sua força, todo seu conhecimento e se tornou o grande campeão e onde ficavam os três competidores ficam no cenário. Assim que surgem as perguntas aquele que sabe a resposta aperta rapidamente este botão. Mas e Watson? A medida em que o computador sabia da resposta, o computador emitia um sinal, e o botão era apertado eletronicamente.
Watson levou um milhão de dólares - que serão doados a