Ringstrasse
Introdução
Muitas cidades européias já haviam demolido suas muralhas no século XIX, enquanto Viena ainda possuía uma muralha que circundava e isolava a parte central e mais antiga da cidade, e, esta muralha, era abraçada por uma faixa não construída. (Vide imagem ao lado.) A cidade havia crescido em direção ao subúrbio, no entanto, ficava isolada do centro por causa das fortificações e áreas militares.
Introdução
Motivação da reforma
Na segunda metade do século XIX houveram algumas mudanças em relação ao governo e a população: os liberais chegam ao poder e, ao mesmo tempo, Viena passa por uma fase de desenvolvimento econômico, havendo um aumento na população pelas migrações e tornando-se centro da vida econômica e cultural Áustria. Desta forma, surge a necessidade de uma reforma na estrutura urbana da cidade, sendo o cinturão ao redor do núcleo de Viena, o foco desta reconstrução, no entanto, a reforma foi baseada nos interesses das classes mais ricas que se encontravam no centro, e sendo assim, não houve preocupação em melhorar as condições de vida da população da periferia da cidade.
Reforma urbana em Viena/ Ringstrasse
1ª Imagem: Centro de Viena ma primeira metade de 1800; 2ª Imagem: Centro de Viena na segunda metade de 1800, depois da reforma.
Reforma urbana em Viena/ Ringstrasse
As primeiras intervenções foram de foco sanitarista e higienista: A canalização do rio Danúbio para evitar inundações; O sistema eficiente de fornecimento de água; O sistema sanitário público; Construção do primeiro hospital publico.
Reforma urbana em Viena/ Ringstrasse
Apesar da oposição do exército vienense à reforma, tendo em vista que as muralhas protegiam o centro, a necessidade econômica se sobrepôs e assim, em 1857 foi organizada uma comissão para expansão da cidade, que procurava regulamentar o planejamento urbano da Ringstrasse. Ludwig Förster foi o ganhador do concurso em 1858. O Ministério do Interior é