RICHARDSON
Resenhado por Raquel Rodrigues Pinheiro, Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas.
Roberto Jarry Richardson. Possui graduação em Sociologia pela Universidad Católica de Chile (1965), mestrado em Educação pela Stanford University (1975), doutorado em International Development Education pela Stanford University (1977), pós-doutorado pela Stanford University (1983) e pós-doutorado pela Universidad Católica de Chile (1991). Atualmente é colaborador da Universidad del Mar, Colaborador da CINTEP, Membro de corpo editorial da Revista Tendencias Educativas, Membro de corpo editorial da Ciência da Informação (Impresso) e Diretor do Instituto de Estudos sobre Exclusão, Inclusão, e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, modernização. Suas principais publicações foram: Gestão Educacional em Instituições que aprendem (Org.) (Ed. UFPB, 2004). Pesquisa Social. São Paulo. Ed. Atlas. 3ra. Ed. 1999. Características Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa Educacional: Chile, México, EUA e Brasil (Coordenador relatório de Pesquisa, mimeo) 1994. Pesquisa Qualitativa (em preparação). A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação no Brasil (Relatório de Pesquisa com M.A. Bezerra, mimeo) 1990.
EPISTEMOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
Para introduzir Richard aborda o mundo de forma particular, com seus pressupostos do que analisa em seu redor, para isto a métodos e técnicas que fazem que os pressupostos passam de hipóteses para teses concretas para um melhor estudo sobre as áreas humanas e naturais.
Adiante abordaremos os principais assuntos que marcam a ciência social no séc. XX. São eles: o positivismo lógico, o estruturalismo e o materialismo dialético.
1. POSITIVISMO LÓGICO
De acordo com Richard, o Positivismo