Ribeiro
Alunos: Gabriel Lucas, Jonathans Dias,
Tiago Jesus, Joab Lima e Cesar Augusto
Professora: Ana Paula 7º D
A TRICOMONÍASE
JEQUIÉ BA
Fernando Henrique Cardoso começou seu primeiro mandato em 1º de janeiro de 1995, sendo reeleito em 1998. O presidente procurou estabelecer uma base para a estabilidade e o crescimento em longo prazo e reduzir as extremas desigualdades sócio-econômicas do Brasil. Suas propostas ao Congresso incluíram emendas constitucionais para abrir a economia brasileira aos grandes investimentos estrangeiros e implementar varreduras – inclusive na previdência social, na administração e nos impostos – que reduziram os gastos de setor público e melhoraram a eficiência do governo.
Ao seu governo é creditada a estabilidade econômica proporcionada a um país tão afligido por anos de hiperinflação como o Brasil. Ao mesmo tempo, as crises econômicas do México (1994), da Ásia (1997), da Rússia (1998) e da Argentina (1999 - 2002), diminuíram as possibilidades para o crescimento econômico nacional durante o tempo em que ele foi presidente.
Durante sua administração também foram privatizadas muitas companhias estatais e criadas agências para regularizar setores essenciais da indústria, tais como: energia, petróleo e aviação.
A gestão Cardoso também deu grande importância às relações internacionais. Além de aceder à Organização Mundial do Comércio (OMC), chegando a participar das negociações econômicas da Rodada Uruguai, o Brasil integrou ou da missão de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Timor Leste.
Início dos Anos 2000
A pacífica e tranqüila transição do poder de Fernando Henrique Cardoso a Luís Inácio Lula da Silva, eleito em 2002 (e reeleito em 2006), revelou que o Brasil finalmente atingiu sua estabilidade política tão procurada.
Leia mais: http://historiarecente.webnode.com.br/decadas/decada-de-90/