ribeiro
Act of valor (ato de valor) é um filme/documentário que nos conta a realidade da vida dos Navy SEALs que são a divisão de elite da Marinha dos Estados Unidos e os protagonistas do filme. Neste filme as personagens são interpretadas por militares de verdade no ativo. É um filme que tenta mostrar como os militares se despedem das suas famílias, dos seus filhos, mostra também como eles se preparam para as missões, táticas verdadeiras dos SEAL e o que eles sofrem por estar longe de casa.
A personagem que mais se destaca no filme é um militar chamado Rorke cujo pai morreu em missão. Rorke transportava sempre que ia em missão no bolso, uma bandeira que deram à mãe dele depois do pai dele morrer. A mulher do Tenente Rorke estava grávida, o que depois da despedida a deixou a chorar atrás da porta.
Rorke em missão entrega um poema escrito por ele a um Compenheiro e diz que caso ele morra que, o entregue ao filho que está para nascer.
Já em missão estavam num armazém quando um “inimigo” atira uma granada para eles, mas quando ela cai no chão Rorke atira-se para cima dela, o que faz com que ele morra para salvar os colegas…
No funeral, depois de entregarem a bandeira à sua esposa grávida, todos os companheiros e militares mais próximos de Rorke puseram o seu crachá de honra em simbolo de agradecimento pelo que ele lhes tinha feito.
O filme acaba com a mulher dele a ler a que o companheiro tinha escrito junto com a carta do marido e pô-las junto das bandeiras e das medalhas do falecido marido.
A carta dizia o seguinte:
“Antes de morrer, o teu pai pediu-me para te dar este poema de Kampsa. Disse que iria fazer um avião de papel.
Mas parece que é o que estou a fazer.
Marinheiro por ele para ti.” (carta escrita pelo companheiro)
“Vive a vida de maneira que o medo da morte não interfira com o teu coração.
Nada de problemas com ninguém pela sua religião.
Respeita os outros nas suas opiniões, como esperas que respeitem as tuas.