historia
O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, cujo marco inicial foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado em 1924. O surrealismo criticou a racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos, abarcando uma grande quantidade de artistas, entre eles, podemos citar: na literatura, André Breton, Louis Aragon, Philippe Soupault e outros; nas artes plásticas, Joán Miró, Max Ernst, Salvador Dalí e outros; na fotografia, Man Ray, Dora Maar e Brasaï; e, no cinema, Luís Buñuel.
Objetivos: resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma suprarrealidade.
Características do surrealismo
O movimento artístico que aqui vamos abordar denomina-se Surrealismo. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:
_ Pintura com elementos surreais
_ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
_Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
_Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
_ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
Artista: Salvador Dali: um dos principais artistas surrealistas
Surrealismo no Brasil
As ideias do Surrealismo no Brasil começam a ser desenvolvidas e absorvidas entre as década de 1920 e 1930, pelos participantes do Movimento Modernista do Brasil.
O Surrealismo deixou marcas na formação estética de muitos artistas brasileiros, mas poucas pessoas os citam como artistas surreal ou como artistas que também trabalharam o surrealismo.
Podemos observar características surreais nas pinturas de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral. O artista pernambucano Cícero Dias, apresenta também muitas características do surrealismo.
E as esculturas de Maria Martins também caminham na mesma direção.
Mas, no Brasil o Surrealismo acrescenta o