Ribeira Do Pombal
Foi no século XVII que aventureiros e vaqueiros da Casa da Torre saíram do litoral para os sertões em busca do precioso ouro, mas encontraram nas cercanias dessa região habitantes denominados “Kiriris”, estes povos viviam na civilização nativa, falavam a língua tupi e sobreviviam da caça e da coleta de frutos.
Também nesta época os missionários e desbravadores começaram a catequese deste povo nativo. Mas outra coisa que aconteceu com esta circulação constante de catequizadores para essa região, foi o surgimento de salteadores e malfeitores que roubavam e matavam pessoas honestas e humildes. E com isso surgiu ali nas terras dos Kiriris começava a se formar o (Cemitério da Cacunáa).
Já em 1812 começou o aglomerado urbano, com a ordem do Arcebispo da Bahia, frei Apolônio de Toddi foi incumbido de prestar assistência aquele povo, e logo se encontrava no lugar, foi se encontrar-se com Dona Cacunéa, antiga moradora e de imediatamente erigiu um cruz no cemitério onde celebrou a primeira missa. E sem perda de tempo começou a construção de uma capela.
Em 21 de setembro de 1817 ali foi entronizado com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes dos Boqueirões com a categoria de vila. Por resolução provincial n 1.518, de 9 de junho 1875 foi elevado da categoria de vila a Município de Bom Conselho e, através da lei Estadual n 1.109, de 21 de agosto de 1915 Bom Conselho já aparecia com o nome de Cícero Dantas até os dias atuais, nome que dá homenagem ao Barão de Jeremoabo “ Cícero Dantas Martins”.
Cícero Dantas já viveu grandes momentos que ficaram marcados para a historia como:
Antônio Conselheiro em Bom Conselho
Em 1893 chegou em Bom Conselho o senhor Antônio Mendes Maciel, vestido de frade da ordem de São Francisco, também mas tarde conhecido como Antônio Conselheiro. Na sua visita ajudou a transportar madeira para a construção da igreja da matriz e construiu a escadaria feita de mármore. Com esta visita ocorreu em Bom Conselho um