RH - ETAPA 1
Gestão de Pessoas é uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas – que são detalhes – mas nos processos que transitam de ponta a ponta. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho conjunto feito em equipes autônomas e multidisciplinares, ou seja, focar o todo e não as suas partes.
É muito importante ressaltar os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:
• Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).
• Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).
• Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).
• Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.
• Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.
• Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Refletindo sobre o que é Gestão de Pessoas, podemos ver que existe uma grande diferença dentro das organizações referente o modo como funcionava esse processo de separação de cargos e atividades, comparando o passado com o presente.
Analisando alguns textos indicados em nossa ATPS podemos perceber o que significa Gestão de Pessoas e quais foram as mudanças que ocorreram com o passar dos anos.
Com o passar destes anos a Gestão de Pessoas