Rf Pronto
Grupo nº 7
Nome Fantasia:
“Só Caminha”
Nome
Papel
RA
Thiago Moraes
Líder
09163362
James
Porta-voz
09100869
Rafael Cirillo
Redator
09169328
Sarita
1º Membro
07256837
Rithiele
2º Membro
09060469
Leonardo
3º Membro
09098626
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
Com a análise das situações que estão acontecendo na Empresa H, o grupo constatou que o problema é: Falta do bem estar do funcionário. Para solucionarmos esse problema pesquisamos sobre: qualidade de vida no trabalho, motivação, stress, segurança no trabalho.
2. Conceitos Relevantes
Chiavenato afirma que para atender ao cliente externo, não se deve esquecer do cliente interno. Para conseguir satisfazer o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer seus funcionários responsáveis pelo produto ou serviço oferecido. A gestão da qualidade total em uma organização depende fundamentalmente da otimização do potencial humano. E isto depende de quão bem se sentem as pessoas trabalhando dentro da organização (CHIAVENATO, 2002).
A qualidade de vida no trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através de sua atividade na organização. A qualidade de vida no trabalho envolve uma constelação de fatores, como: a satisfação com o trabalho executado, as possibilidades de futuro na organização, o reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, os benefícios auferidos, o relacionamento humano dentro do grupo e da organização, o ambiente psicológico e físico de trabalho, a liberdade de decidir, as possibilidades de participar, e coisas assim. A QVT envolve não somente os aspectos intrínsecos do cargo, como todos os aspectos extrínsecos (CHIAVENATO, 2002).
A qualidade de vida no trabalho envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo. Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para produtividade individual e grupal, tais como: