RF Caso 3 RH2
Grupo nº 7
Nome Fantasia:
“Só Caminha”
Nome
Papel
RA
Sarita
Líder
Leonardo
Porta-voz
09098626
Rithiele
Redator
Rafael Cirillo
1º Membro
Thiago Moraes
2º Membro
James
3º Membro
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
Com a análise das situações que estão acontecendo na fusão das empresas A e B, o grupo constatou que o problema é: Diferentes culturas organizacionais e administrativas. Para solucionarmos esse problema pesquisamos sobre: cultura organizacional, clima organizacional, hábitos empresariais, relação de intercâmbio.
2. Conceitos Relevantes
Segundo Chiavenato a cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna que funciona bem a ponto de ser considerado valido e desejável para ser transmitido aos novos membros como sendo a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. Alguns autores vêem a cultura organizacional como a maneira costumeira de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e serem aceitos nos serviços da firma. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer melhor a organização.
Cada organização tem sua cultura própria, que denominamos de cultura organizacional, que ela mantém e cultiva. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades