Revolução técnico cientifico
A REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTIFICA A revolução técnico-cientifica trata de um processo que começou nas ultimas duas décadas do século XIX e que se estende até hoje. Esta revolução constituiu-se como um divisor de aguas devido à grande mudança no papel da ciência na produção. A ciência passou a ser depois do trabalho a mais importante auxiliar do capital. Passandoa ser o principal meio da transformação da própria ciência em capital. Este por sua vez explora o conhecimento das ciências, só depois é que este custeia a educação cientifica, a pesquisa, os laboratórios etc.
A revolução técnico-cientifica reabasteceu novas possibilidades tecnológicas e junto com ela veio o progresso da tecnologia e da produção. Esta também transformou o perfil do trabalhador. Tendo como consequência a mudança da organização do trabalho. Com maior capacidade de produção, aumentando assim a exploração do trabalhador. Os custos da produção diminuem e aumentam a margem de lucro do capitalista.
O ataque científico e gerencial sobre os processos de trabalho abrange a força de trabalho, instrumentos de trabalho, materiais de trabalho, e os produtos do trabalho. Com isso os produtos da fabricação foram livremente transformados e inventados de acordo com o mercado e as necessidades de produção. O capitalista empreende uma análise de cada uma das tarefas distribuídas entre os trabalhadores, com vistas a controlar as operações individuais. Na revolução técnico-cientifica as gerências apoderam-se de todo o processo e controla cada elemento dele.
Taylor tornou o estudo do tempo comum para assim obter o controle sobre o trabalho, esse estudo é definido como dimensionamento do tempo decorrido, durante o processo de trabalho. Porém esse estudo não foi satisfatório aos padrões cada vez mais exigentes procurados pelos gerentes e engenheiros, pois estes viam na contribuição de Taylor dois defeitos: no primeiro, as diversas atividades do trabalho