Revolução Russa
3º ano do Ensino Médio
Revolução Russa
Caldas Novas, 23 de Setembro de 2014
Revolução Russa
Aluno: Henrique Mundim Machado
Trabalho solicitado pela professora
Inoá, na disciplina de História no requisito de nota do 3º bimestre.
Caldas Novas, 23 de Setembro de 2014
Sumário
1- Introdução........................3
2- Revolução Russa................4
3- Antecedente......................5
4- Fevereiro de 1917.............6
5- Outubro de 1917...............6
6- Guerra civil........................7
7- Conclusão..........................8
Introdução
A história do século XX teve na Revolução Russa de 1917 um de seus principais eventos. A construção do Estado soviético pelos membros do partido bolchevique resultou em uma mudança das formas de desenvolvimento econômico verificadas até aquele momento. A modernização da sociedade russa ocorreu de forma distinta das sociedades capitalistas da Europa Ocidental. Em vez da constituição de uma sociedade industrializada baseada na ação da burguesia e amparada pela propriedade privada dos meios de produção, o que se verificou foi um processo de industrialização e modernização social cujo centro era o Estado.
O Estado soviético passou a ser o detentor da propriedade dos meios de produção. Essa centralidade da propriedade proporcionou aos controladores do Estado, burocratas do partido bolchevique e administradores das empresas, uma capacidade de planejamento econômico e social cuja amplitude não havia sido experimentada em lugar algum.
Mas para compreender esse resultado da Revolução Russa, é necessário antes acompanhar os caminhos do processo revolucionário.
Antecedentes
O processo de modernização da sociedade russa ganhou forte impulso na segunda metade do século XIX. Algumas medidas adotadas pelos czares da dinastia Romano contribuíram