Revolução Russa
Os fatores que levaram à esse acontecimento foram a entrada do Império Russo na Primeira Guerra Mundial, e o não cumprimento das promessas feita pelo czar Nicolau ll, de que melhoraria as condições de vida da população, pois a Rússia tinha uma grande quantidade de camponeses e operários que trabalhavam muito, mas ganhavam pouco.
O povo, não satisfeito, iniciou greves, protestos e manifestações que fizeram com que o monarca não tivesse outra saída além de renunciar, em Março.
Foi instalado um governo provisório, chefiado por Alexander Keres. Os problemas continuaram, e o povo começou a apoiar o Partido Bolchevique, que acreditava que os trabalhadores poderiam conquistar o poder pela luta revolucionária.
Em Junho, um importante bolchevique, Trotsky, foi preso após um protesto. O que fez com que Lênin fugisse para a Finlândia e retornasse apenas em Outubro. Eles vão até Petrograd e tomam o Palácio de Inverno, sede do governo provisório, dando a liderança aos bolcheviques, com Lênin à frente.
Na Guerra Civil Russa, outros opositores do governo provisório formaram um exército para derrubar os bolcheviques, conhecido como Exército Branco, até 1921. O exército de Lênin conseguiu se manter no poder, mas o país ficou numa situação devastadora.
Terminada a Guerra Civil, o gorverno decidiu abandonar o comunismo de guerra e adotou a Nova Politica Economica, com o objetivo de reconstruir a nação.
No ano seguinte, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com governo e economia centralizados na Rússia.
Em 1924, Lênin morreu e o poder é sucedido à Joseph Stálin. Ele retoma o crescimento e comanda o país durante a Segunda Guerra Mundial. http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-revolucao-russa http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-russa.htm
http://www.sohistoria.com.br/ef2/revolucaorussa/