Revolução Industrial
A revolução industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.
A Industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade. Mas isso não quer dizer que houvesse indústrias como conhecemos atualmente ou características do capitalismo. O progresso passou por várias fases tecnológicas. Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria.
A "revolução Industrial "foi um marco para o estudo da sociedade para aprofundarmos e questionarmos sobre as relações sociais.
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A Revolução Industrial possibilitou uma nova sociedade. De religiosa e rural, a sociedade passa a laica e urbana. De feudal, a sociedade passa gradativamente à capitalista. Tais inovações trazem consigo alguns problemas inéditos e acentuam outros verificados na sociedade, como a miséria, a fome, o desemprego, a falta de moradia, o suicídio, a prostituição, a exploração etc... Agora, uma nova sociedade requer um novo método de compreensão. Acredito que a sociologia foi impulsionada, sobretudo, pela necessidade de compreensão dos fenômenos decorrentes da revolução industrial.
Após as mudanças tecnológicas no processo produtivo e com a industrialização que ocorreu na sociedade, começou a surgir os primeiros conflitos sociais, gerando assim a Sociologia. O capitalismo trouxe uma