Revolução industrial
Introdução
A revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas que gerou um grande impacto na produção tanto econômica como da sociedade. Ela começou na Inglaterra no século XVIII, e se espalhou pelo mundo a partir do século XIX. Nela, o mundo mudou da agricultura para a indústria, a máquina tomou o lugar do homem.O capitalismo se tornou o sistema econômico da Inglaterra, que com o passar do tempo se tornou o sistema econômico que domina hoje o mundo.
Desenvolvimento
A revolução industrial foi um dos acontecimentos mais importantes da historia da humanidade. Ela trouxe mudanças radicais , e novos conceitos como o artesanato, a manufatura,a máquina, o capital,o trabalho, os meios de produção etc.
A revolução industrial veio de três períodos da história, a primeira, a segunda e a terceira revolução industrial, vamos estudar as três neste trabalho.
O ser o humano sempre foi um fazedor de objetos , na arqueologia há descobertas de objetos feitos pelo homem no período pré-histórico , instrumentos de pedra lascada e pedra polida, depois com o desenvolvimento da metalurgia, o homem passou a fabricar instrumentos de metal.
Quando nós pensamos em indústria hoje, lembramos de uma fábrica, mas a palavra industria vem do latim "industria", e significa "atividade", esta já existia,no comércio, na expansão marítima e até no Brasil com os senhores de engenho na atividade ( indústria) açucareira . Portanto, a partir da revolução industrial não houve o surgimento da indústria, e sim uma revolução nela, uma transformação radical.
Formas de produção
A produção pode ter várias formas, são elas artesanais, manufaturais ou maquinofaturais. A produção artesanal é caracterizada pelo trabalho de só uma pessoa ou no máximo de sua família que se empenham na fabricação de um certo tipo de produto, e tudo feito à mão. O trabalhador é responsável por conseguir a matéria-prima e realizar todas as etapas da produção.
Exemplo, seu José é