Revolução Industrial
Revolução Industrial
ITAMARAJU
2014
Revolução Industrial. Esse termo remete-nos às profundas transformações na produção materiais verificadas a partir do século XVIII. Inicialmente surgida na Inglaterra, após mudanças na organização do trabalho manufatureiro e na utilização de máquinas, a Revolução Industrial possibilitou ao capitalismo expandir-se para todos os continentes do mundo, desintegrando as demais formações econômico-sociais existentes nesses locais.
Com a Revolução Industrial, houve um grande aumento da produtividade dos trabalhadores e ampliação de escala na acumulação de capital. As relações sociais entre os homens alteraram-se, bem como sua relação com a natureza. Novas matérias-primas passaram a ser utilizadas e uma grande quantidade de produtos passou a ser fabricada. O estímulo ao consumo das pessoas intensificou-se. A sociedade urbana ganhou um impulso ainda maior em seu desenvolvimento.
Entretanto, a exploração do trabalho, realizada por uma pequena minoria sobre a grande maioria da população, também se fez sentir. Milhões de operários conheceram a miséria, enquanto uma pequena parcela de capitalistas enriquecia-se. Estados foram edificados para garantir a existência de condições gerais de produção industrial.
Os avanços tecnológicos verificados a partir do século XVIII foram grandes, conhecendo ainda etapas em que houve saltos no desenvolvimento de novas tecnologias. Tais saltos foram utilizados como marcos de divisão da Revolução Industrial: a Primeira Revolução Industrial, iniciada no século XVIII; a Segunda Revolução Industrial, a partir da metade do século XIX; e a Terceira Revolução Industrial, que muitos historiados apontam como tendo início na década de 1970 do século XX
Artigos de "Revolução Industrial
A concentração do capital industrial
A práticas que deram origem aos monopólios e oligopólios