Revolução Industrial
O homem sempre veio modificando as matérias-primas (pedras, lã, trigo...) em mercadorias com a finalidade de sua sobrevivência. Estamos falando de métodos arcaicos que tomou conta do artesanato.
O artesão trabalhava sozinho, ou seja, por conta própria, desfrutando de mecanismos próprios para a produção, tendo domínio de todos os procedimentos de transformação até o produto final. Na idade Moderna os proprietários dessas ‘’empresas’’ visavam ou lucro, para isso a produção das mercadorias deveriam ser maiores e mais rápidas. Por não terem tecnologia para a construção de maquinas eles dividiam as empresas em setores de produção Ao final do século XVIII e no inicio do século XIX com influencia de uma economia capitalista se deu o inicio da revolução industrial na Inglaterra. Esta revolução abrangeu revoluções burguesas, que originaram a crise do antigo regime tornando o capital industrial.
A principal característica desta revolução foi a introdução de maquinas nos meios de produção, e anterior a este período (Idade Média) a forma de produção mais utilizada seria o artesanato.
Os trabalhadores eram uteis apenas para procedimentos aonde era necessária sua força braçal, mas nunca instalariam ou conduziriam maquinas, esta função era restrita para a burguesia, ou elite da época.
A implantação de maquinas em um numero muito grande influenciou a economia mundial, gerando mudanças econômicas, sócias, politicas e culturais para o novo homem, o homem contemporâneo.
A revolução também ajudou com a abolição definitiva do feudalismo, ocasionando um amadurecimento econômico da Época Moderna. A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos que sob influencia dos iluministas transformam o período de Idade Moderna para Contemporânea. A ganância por lucros, com menores custos e uma produção acelerada, visava melhorias na produção, e com um grande aumento populacional a dependência de mercadorias foi se intensificando mais