Revolução industrial
O primeiro país a realizar a Revolução Industrial foi a Inglaterra, a partir de meados do século XVIII, seguida, no século XIX, por outras nações européias: Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Suécia, Áustria, e Rússia.
Fora do continente europeu, apenas Estados Unidos e Japão realizaram sua Revolução Industrial ao mesmo tempo que os países da Europa. Na grande maioria dos países subdesenvolvidos o processo de industrialização chegou cerca de duzentos anos atrasado em relação a Inglaterra. É ocaso do Brasil, Argentina, México, África do Sul, Índia...
A Revolução Industrial dos Países da Europa ocidental apoiou-se em vários fatores, que resumidamente são:
Acumulação de capitais em decorrência da intensa exploração da atividade comercial no mundo e particularmente nas colônias americanas, nas feitorias e nas colônias asiáticas e africanas.
Existência de abundantes reservas de carvão mineral, minério de ferro e outras matérias primas industriais em muitos países europeus.
Grande desenvolvimento das técnicas de produção mediante a aplicação de dinheiro em pesquisas cientificas.
Disponibilidade de mão de obra e intensa exploração da força de trabalho do operário ou trabalhador mediante o pagamento de baixos salários.
Expansão de empresas multinacionais ou transnacionais nos países subdesenvolvidos.
Regiões Industriais
A principal região industrial da Europa ocidental localiza-se nos vales dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha. Desde o século XIX, essa região desenvolveu uma importante industria pesada, principalmente siderurgia, metalurgia e extração mineral. Para tanto, apoiou-se nas suas ricas jazidas de minério de ferro e de carvão mineral e também na facilidade de