Revolução Industrial-SST
Com a revolução industrial iniciaram-se campos de trabalho com as máquinas de fiação e tecelagem, resultando em atividades aceleradas e de produções intensas, esquecendo o empregado como ser humano, tornando-o parte do processo produtivo, de forma exploratória, ocasionando muitos problemas sociais.
Esta situação impactou a opinião publica através de um movimento originário na Inglaterra, criou-se a legislação sobre Segurança do Trabalho. Levando a melhores condições de trabalho no ambiente da fábrica, humanizando os setores.
Responsabilizando os empregadores pelas lesões ocupacionais. Assim, iniciou-se um processo de proteção ao trabalhador, chegando até nossos dias.
2- Jose esta tendo acidentes legais, porém Pedro sofreu um acidente de trajeto.
3-Tipos de Acidentes:
Acidente de trabalho prevencionista: Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente danos materiais ou lesões ao homem.
Acidente de trabalho legal: Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte; perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho
Lesão com afastamento - Lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou que resulte incapacidade permanente. Esta lesão pode provocar incapacidade permanente total, incapacidade permanente parcial, incapacidade temporária total.
Acidente de trajeto - São todos os acidentes que ocorrem no trajeto da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência. Para ser considerado acidente de trajeto o trabalhador deverá estar no trajeto normal, isto é, o caminho percorrido para ir ao trabalho habitualmente, não precisa ser o mais curto,