Revolução francesa
-Século XVIII. Origem das Revoluções Liberais: Fortalecimento da burguesia, a Revolução Industrial, o liberalismo político e o iluminismo.
-Revoluções Liberais como a Revolução Americana, os movimentos de independência da América Latina e a Revolução Francesa. Essa última é considerada o marco inicial do mundo contemporâneo.
-A Revolução Francesa se origina da crise do absolutismo francês (o Antigo Regime) no século XVIII. Esta crise foi, simultaneamente, econômica, financeira, social e política.
-Econômica e financeira, pois havia restrições mercantilistas, houve a queda nas safras agrícolas, incapacidade da manufatura francesa de concorrer com as indústrias inglesas, derrota na Guerra dos Sete Anos.
-Social, pois a divisão da sociedade eram três estados: 1ºEstado, com o clero; 2ºEstado, com a nobreza; 3ºEstado, com o resto, que por sua vez eram maioria e não desfrutavam dos benefícios e privilégios legais.
-Política, pois o Estado absolutista se mostrava incapaz de realizar reformas e eram atacados por pensadores iluministas.
-A Revolução Francesa foi um processo complexo. Para entender melhor, costuma-se dividi-la em fases.
-Período Liberal: O rei Luís XVI convocou os Estados Gerais, com o objetivo de combater o problema orçamentário. O Terceiro Estado não gostou do critério de votação e se separou em 17 de Junho e se declarou Assembleia Nacional Constituinte. Houve uma série de conflitos entre o rei e a Assembleia, como a tomada de Bastilha, em 14 de Julho. Finalmente, Luís XVI foi aceitando as imposições vindas da Assembleia. Durante este período inicial, a Revolução Francesa esteve sob o controle da burguesia. O rei foi preso e foi convocado novas eleições baseadas no voto universal masculino.
-Período Radical e Popular: Eleita por voto universal, a Assembleia Convencional institui a República, onde atuavam três correntes políticas: Girondinos, à direita, representando a alta burguesia e defendiam uma republica liberal;