Revolução francesa
Estudantes: Ana Paula Andrade e Eliene Evangelista
Professora: Solange
Série: 2º ano de Eletromecânica
Síntese sobre a Revolução Francesa
Simões Filho, Bahia
Abril de 2013
A Revolução Francesa foi o conjunto de acontecimentos alteraram o quadro político e social da França. Começa com a convocação dos Estados Gerais e a queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado de 18 de brumário de Napoleão Bonaparte.
A revolução deu-se da seguinte forma: No fim século XVIII, a França estava dividida em três estados. O primeiro estado, era composto por membros da igreja católica, o segundo estado era composto pela família real, nobres, aristocratas, burgueses que haviam comprado um título de nobreza além de descendentes de antigas famílias feudais.
O terceiro estado era composto por diversos setores da sociedade tal como a alta burguesia , formada por banqueiros, armadores e empresários, a média por burguesia, composta por profissionais liberais médios liberais e comerciantes, a pequena burguesia composta de artesãos e pequenos comerciantes e camponeses . Comportava 98% da população francesa e era o único grupo que pagava impostos visto que a isenção do mesmo era um dos privilégios concedidos ao primeiro e ao segundo estado.
Nas últimas décadas do séc. XVIII, cerca de 80% da renda de boa parte de boa parte dos camponeses era destinado ao pagamento de impostos isso se somou à crise econômica que se deu devido aos gastos com guerras e uma série de outros fatores que se agravaram rapidamente.
O ministro das finanças, propôs que o primeiro e o segundo estado começassem a pagar impostos parar tentar solucionar o déficit das contas, mas é claro que foi prontamente recusado por ambos estados.
Foi convocada uma assembleia constituída por representantes de cada estado para discutir a questão e, o terceiro estado era a minoria uma vez que cada estado/ordem possuía direito a um voto.
Os representantes do terceiro grupo pediram a