Revolução Francesa
A Revolução Francesa trata-se de acontecimentos que mudaram a política do país entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 e foi um dos maiores acontecimentos da humanidade.Antes da Revolução a França estava passando por muitas dificuldades, como colônias e mercados perdidos para Inglaterra, a indústria não lucrava muito, a agricultura estava em crise e os cofres franceses vazios.
A situação na França no século XVIII era de extrema injustiça social, duranto o Antigo regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e uma pequena parte da burguesia. Os impostos eram pagos somente por esta parte social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
Nesta época a França era um país absolutista, onde o rei governava com poderes absolutos, controlava a economia, justiça, política e até a religião de seu povo. Existia a ausência de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar ou dar opiniões na forma de governo. Os que discordavam eram presos na Bastilha ou condenados a morte.
Podemos destacar três pontos principais da Revolução: a convocação dos Estados Gerais, juntamente com a queda de Bastilha, além do golpe de estado de Napoleão Bonaparte, mais conhecido como 18 de Brumário.
O nível de insatisfação popular em relação a situação social era tão grande que o povo foi as ruas com o objetivo de tomar o poder e a monarquia do governo comandado por Luis XVI. Os revolucionários tiveram como primeiro alvo a Bastilha.
A Queda da Bastilha ocorreu em 14/07/1789, que marcou o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
Os revolucionarios tinham um lema, que era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, pois ele resumia os desejos do terceiro estado francês.
Durante esse processo de revolução, grande parte da nobreza francesa deixou a França, mas a família real foi capturada durante sua tentativa de fuga.
Os integrantes da monarquia foram presos, entre eles o