revolução francesa
Conceito: Movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
Introdução: A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das ideias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
Fases e Características
Havia três Partidos Políticos da França: os Girondinos – (alta Burguesia defendia poucas mudanças e uma Monarquia Constitucional); Planície – profissionais liberais que mudavam conforme o governo; e Jacobinos - Pequena Burguesia, Camponeses e Pobres, defendiam mudanças radicais e a República.
Assembleia (1789 a 1792) - Burguesia no Poder ficou conhecida como fase do “Grande Medo”.
Neste período foi feita a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, Confisco dos bens do clero, Fuga dos Aristocratas (Emigrados) para a Áustria (por causa das Invasões das terras pelos pobres) e a Constituição de 1791 (que instituía Monarquia Constitucional, Voto Censitário, Proibição das Greves, Divisão dos Três poderes, Igualdade Jurídica)
As camadas mais pobres não aceitam as medidas que não os privilegiavam, como o voto por renda, com isso ocorre uma revolta e é instituida a Convenção.
Convenção (1792 a 1795) - Pequena Burguesia e Pobres no Poder (Jacobinos) no poder, apoiados pela Comuna de Paris, com o líder Robespierre.
Em 1793 foi feita a Constituição do Ano I com medidas populares como Voto Universal (masculino), distribuição de terras, abolição da escravidão nas