Revolução Francesa
Francesa
Responda as questões abaixo:
1) Descreva a situação social e econômica financeira da França no final do século XVIII?
Resp: A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social. Os impostos eram pagos somente pelo Terceiro Estado que era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
2) Que atitude tomou Luís XVI diante da crise financeira?
Resp: Numa perspectiva de tentar resolver as situações problemas, o Monarca Luis-XVI convocou seu Ministro das finanças Necker, que estava afastado do cargo, para decidir quanto a situação de crise econômica e financeira. Por sugestão de Necker, Luis-XVI convocou, no dia 5 de maio de 1789, a Assembléia dos chamados Estados Gerais que reunia os representantes políticos do 1º , 2º e 3º Estados os quais não se reuniam desde o século XVII. O 1º. Estado era formado pelo alto clero, o 2º. Estado pela alta nobreza e o 3º. Estado, pelos deputados que representavam a maioria da população (assalariados, camponeses e pequena burguesia) – era o grupo maior, pois continha um número maior de representantes.
3) Por que o 14 de julho é hoje a data nacional da França?
Resp: No dia 9 de julho de 1789, reúne-se uma Assembléia Nacional Constituinte, incumbida de elaborar uma Constituição para a França. Isso significava que o Rei deixaria de ser o senhor absoluto do reino. A burguesia francesa, por sua vez, apelou para o povo. No dia 14 de julho de 1789, toda a população parisiense avança, num movimento nunca visto, para a Bastilha, a prisão política da época, onde o responsável pela prisão, o carcereiro, foi espancado pela multidão vindo a falecer. O que ficou conhecido como “Queda da Bastilha”.
4) Cite algumas medidas importantes tomadas pela constituinte.
Resp: A Assembléia aprovou a abolição dos antigos privilégios de classe, direitos feudais. Aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do