Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi o acontecimento mais importante da Era Moderna. Suas modificações na ordem social a econômica foram tão profundas que os historiadores a marcam como o início da Idade Contemporânea, que dura até nossos dias. Mesmo que a revolução francesa faça parte de um longo processo histórico que abrange os Estados e a Europa, e com repercussões em outras partes do mundo, na França, a revolução teve um sentido próprio, e seu caráter violento marcou a destruição das instituições do Antigo Regime.
A França, no fim do século XVIII, estava no seguinte impasse: ou a sociedade rompia com as instituições do passado e evoluía rumo a grandes transformações ou permanecia estática e fechada, com o domínio da nobreza sobre o governo, a educação e as leis. A monarquia absoluta, que nos séculos anteriores havia impulsionado o desenvolvimento, havia se tornado um estorvo.
INFLUÊNCIAS
O Iluminismo exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais.
O Iluminismo forneceu boa parte do fermento intelectual de eventos políticos que se revelariam de extrema importância para a constituição do mundo moderno, tais como a Revolução Francesa, a Constituição polaca de 1791, a Revolução Dezembrista na Rússia em 1825, os movimento de independência na Grécia e nos Balcãs, bem como, naturalmente, os diversos movimentos de emancipação nacional ocorridos no continente americano a partir de 1776.
Muitos autores associam ao ideário iluminista o surgimento das principais correntes de pensamento que caracterizariam o século XIX, a saber, liberalismo, socialismo, e social-democracia. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
CAUSAS
As causas da Revolução Francesa podem ser