Revolução francesa
Assunto do texto:
O texto tem como assunto, a influência da Revolução Francesa no mundo, desde o momento em que ocorreu até os dias de hoje, e a inspiração sócio-política que causou nos países que lutaram por independência. O texto descreve como esse processo aconteceu, desde sua ascensão até sua decadência.
Tese central do autor:
O autor afirma que a Revolução Francesa foi a maior influência política e ideológica do século XIX e a França foi pioneira no conceito do nacionalismo.
Essa não foi a única revolução, porém foi a mais fundamental e teve consequências muito mais intensas. O que a diferencia de outras, é o fato de ter sido realizada pela massa e ter sido muito radical. Além de tudo, a revolução francesa visava atingir toda a humanidade, sendo a única ecumênica. Segundo Hobsbawn, era o padrão para todos os movimentos revolucionários, como o socialismo e o comunismo moderno, ou seja, sua influência é universal.
Copiar dois parágrafos: Marcados no texto
Três conceitos ou termos presentes no texto:
Influência francesa
Crise do velho regime
República Jacobina
Resumo do texto em 15 linhas:
A crise no Antigo Regime, por suas inúmeras dívidas, resultou na queda da monarquia e na conquista do poder pela classe média, através de uma revolução que não foi exatamente planejada.
Após a tomada do poder, houve mudanças no rumo da revolução, pois ocorreu uma divisão entre eles mesmos, causando conflitos que abalaram o equilíbrio. Os países europeus que ainda eram monarquias, temiam a influência francesa, e para evitar que a revolução chegasse, aconteceram invasões. Essa época foi marcada pela passagem para a república, e por seus conflitos entre os girondinos e jacobinos.
A trajetória jacobina foi marcada pelo controle contra invasões estrangeiras, e pela implantação da primeira Constituição genuinamente democrática, e principalmente o “Terror”, época mais radical e violenta da revolução.