Revolução do 25 de Abril
Henrique Monteiro, in Expresso, 24 de Abril de 1999
Índice: 1 - Introdução 2 - Os tempos da ditadura 3 - A Revolução dos Cravos 4 - Documentação legendada 5 - Conclusão
1 - Introdução
Foi há 25 anos que os militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubaram o regime ditatorial, liderado por Oliveira de Salazar, e que durava há cerca de 50 anos, e devolveram a liberdade aos portugueses. Liberdade de voto, de expressão. Liberdade. Foi há muito tempo, tempo antes de nós nascermos, mas parece que a História ainda está, agora, a ser escrita. Todos os anos se revelam factos novos ou pouco conhecidos. Por isso, neste trabalho optámos por apresentar essencialmente documentos da época e relativos a ela, com as respectivas legendas.
O intuito desta Revolução foi trazer a democracia e a paz a Portugal, assim como por fim à guerra nas ex-colónias portuguesas, por cobro à censura com a inerente liberdade de expressão, abrir espaço a novas religiões, por a descoberto todas as tendências políticas existentes no país, sem que por isso qualquer cidadão fosse perseguido por uma polícia política.
Há 25 anos, em vésperas do 25 de Abril, Portugal era um país anacrónico. Último império colonial do mundo ocidental, travava uma guerra em três frentes africanas solidamente apoiadas pelo Terceiro Mundo e fazia face a sucessivas condenações nas Nações Unidas à incomodidade dos seus tradicionais aliados.
Para os jovens de hoje será difícil imaginar o que era viver neste Portugal de há 25 anos, onde era rara a família que não tinha alguém a combater em África, o serviço militar durava quatro anos, a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era