Revolução Digital
1 A REVOLUÇÃO DIGITAL.
Assim como com a Revolução Industrial, o mundo passa novamente por mudanças importantes, sendo este um momento marcante para a humanidade em todas as áreas.
A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra introduziu ferramentas que possibilitaram o aumento da produção, quando a manufatura deu lugar às fábricas. O impacto na população foi enorme, as famílias viviam em pequenas fazendas e vilas e a maior parte da população exercia a lavoura e outras atividades rurais.
A criação da máquina a vapor e o surgimento das fábricas trouxeram o desenvolvimento e, com ele veio o êxodo rural, ocasionando a procura de trabalho nas fábricas, o que gerou muita pobreza e desemprego.
No filme “Tempos Modernos”, Chaplin satiriza uma época onde o mundo teve um avanço tecnológico impressionante. Ao ser substituído por máquinas, o ser humano foi muito desvalorizado.
Chaplin mostra que o operário se especializava em tarefas básicas, como apertar um botão, ou seja, não utilizava o seu intelecto; o empregador importava-se apenas com o lucro, sua criatividade e sua atitude não eram importantes.
A criação da máquina a vapor foi o grande invento da época, decisivo para o início da industrialização, hoje ela pode ser comparada com a criação da internet, a rede mundial de computadores, a criação do espaço virtual, onde se podem ver todas as manifestações do ser humano sobre praticamente todos os assuntos possíveis; há publicações desde pesquisas para a cura de doenças devastadoras até informações bastante pessoais.
A internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe de milhões de computadores interligados que permitem o acesso a informações e a todo tipo de transferência de dados.
A globalização possibilitada pela internet é tão grande quanto aquela provocada na época das grandes navegações quando estas aumentaram os mercados. O comércio on-line apresentou uma nova forma de contato entre