revolução cubana
Causas: Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria. http://www.suapesquisa.com/historia/revolucao_cubana.htm http://www.slideshare.net/historiando/a-revoluo-cubana http://www.algosobre.com.br/historia/revolucao-cubana.html características: A princípio era apenas de caráter nacionalista, porém no exílio em 1956, Fidel Castro conhece o médico Ernesto Che Guevara, com ideais comunistas, e ambos se aliam para promover uma revolta.
Juntos voltam para a Ilha de Cuba, formam uma guerrilha nas Sierras Madres e aos poucos agregam seguidores. Che promovia atendimento médico aos pobres da região, com isso os revolucionários ganharam fama de bondosos e generosos.
Em 1958, teve início a “Marcha sobre Havana” com o intuito de depor Fulgêncio do poder. Em 1959, a cidade caiu em mãos dos rebeldes, Fulgêncio foge e é instaurado um Governo Provisório. Foram nacionalizadas empresas norte americanas, reformuladas as políticas de saúde e educação, realizada reforma agrária e supressão dos latifúndios. Depois, devido a pressões sociais Fidel toma o cargo de primeiro ministro.
Consequências: *Os EUA, em reação às medidas reformistas, impõem medidas restritivas ao país como Boicote ao Açúcar e tentativa de invasão do território (Baía dos Porcos). E