Revoluçoes socialistas china, russia e cuba
Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissional - EMIEP
Karina Neris Marins
REVOLUCÕES SOCIALISTAS
Guarantã do norte – MT
Abril de 2013
Escola estadual Albert Einstein
Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissional - EMIEP
Karina Neris Marins
REVOLUCÕES SOCIALISTAS Trabalho apresentado como requisito de nota na disciplina de geografia orientado pela Arlete teza.
Guarantã do norte – MT
Abril de 2013
Introdução
Após a segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos um deles sob liderança dos estados unidos e composto por países capitalistas e outro sob liderança da união soviética e formado por países socialistas.
Antes da segunda guerra mundial somente a união soviética era um pais socialista com o termino da guerra os países que fora ocupado pela união soviética sofreram influencia do governo soviéticos onde os comunistas tomaram o poder e implantaram seus regimes. Nos anos seguintes, movimentos revolucionários resultaram na implantação de regimes socialistas em países como a China, a Rússia e Cuba que será tratado nesse trabalho.
REVOLUCÃO CHINESA
Em 1912, a china deixou de ser um império terminava o milenar sistema monárquico de governo. Porem a republica foi proclamada, mas não conseguiu acabar com o domínio econômico que os europeus,norte – americanos e japoneses exerciam sobre o pais aliados dos chefes militares locais.
Dispostos a combater a dominação estrangeiras e a corrupção na corte chinesa, em 1900 Sun yat-Sen fundou o partido nacional do povo, que em 1921 aliou - se ao partido comunista, porem o chefe do partido nacional do povo massacrou os comunistas em Xangai.
Com a morte de Sun yat- Sen em 1925 abriu se uma luta pelo poder entre nacionalistas e comunistas.
Em 1937 enquanto os chineses guerreavam entre si, o Japão laçou uma ofensiva contra a China fazendo com que nacionalistas e comunistas se unissem para lutar contras os japoneses.com a perda do Japão na guerra os