socialismo e globalização
Por: Jaqueline Kinas
O socialismo tinha interesses sociais sobre os interesses do indivíduo, que era de desenvolver igualdade entre as pessoas. O socialismo busca a eliminação das desigualdades sociais e consequentemente a construção de uma sociedade igualitária. Em oposição ao capitalismo, o objetivo do socialismo não é o lucro, mas o bem-estar social. Com os problemas sociais produzidos pelo capitalismo, surgiram pensadores que propuseram projetos de sociedades socialistas, na qual todos poderiam viver de modo igualitário. No século XIX, intelectuais socialistas estudaram profundamente a história do capitalismo e descobriram que a principal causa dessas desigualdades, seria a propriedade privada dos meios de produção. Surgia assim, o socialismo científico, que pretendia a diminuição das desigualdades pela implantação da propriedade coletiva dos meios de produção e estes deveriam pertencer a toda sociedade, representado pelo estado. O primeiro país a adotar o socialismo foi a Rússia, logo após com o domínio da Rússia, logo após, com o domínio da Rússia, formou-se a URRS. Hoje, os países socialistas são: China, Coréia do Norte e Cuba. O SOCIALISMO SOVIÉTICO
Por: Dajiane da Silva
*Em outubro de 1917, o partido Bolchevique assumiu o poder na Rússia, liderado pelo Intelectual Vladimir Ilich Ulianov (Lenin).
*Junto com a burguesia e os sociais revolucionários, os mencheviques assumiram o poder, derrubando o czarismo, em fevereiro de 1917.
*As revoluções de outubro aconteceram com a perda do apoio popular e o isolamento politico dos líderes do governo e o fortalecimento dos bolcheviques.
*As medidas do novo governo estavam em expropriação das propriedades fundiárias, indústrias, e pequenas empresas.
*As medidas fizeram com que o governo revisse o direcionamento da economia.
*Em 1921, instituiu-se a NEP que se expandiu até 1928, trazendo resultados positivos.
*A taxa de crescimento econômico da União