Estica
DEPILAÇÃO
TEMA: PELOS ENCRAVADOS
ALUNA: FABIANA AP. GOMES DOS SANTOS
O QUE É PELOS ENCRAVADOS?
Doença mais comum acometidas em partes do corpo onde há dobras na pele, é provocada pela característica recurvada dos pêlos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite. MANIFESTAÇÕES CLINICAS
As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pelos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.
CAUSA PRINCIPAL
A causa principal é o ato de raspar ou depilar os pêlos que, quando voltam a crescer, encravam-se. Com o crescimento, os pêlos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pelo que cresce continuamente para o seu interior.
COMO EVITAR O APARECIMENTO DE PELOS ENCRAVADOS 1- NÃO USAR ROUPAS APERTADAS; 2- EVITAR SE DEPILAR COM GILETES OU LAMINAS; 3- UTILIZAR ESFOLIANTES NAS AREAS ACOMETIDAS NO MINIMO 2 VEZES NA SEMANA, POIS ELE REMOVE AS CÉLULAS MORTAS FACILITANDO SUA SAÍDA; 4- FAZER DEPILAÇÃO COM CERAS QUENTES OU FRIAS, POIS ELAS ARRACAM O PELO PELA RAIZ; 5- HIDRATAR BEM O LOCAL ACOMETIDO.
ESTÁGIOS DO PELO ENCRAVADO * Encravado: O pelo cresce debaixo da pele. Não representa mal nenhum. * Inflamado: O local fica inchado e levemente avermelhado. Algumas vezes, apresenta secreção amarela e, em geral, causa dor.
Cisto: maior, dolorido e mais rígido do que a inflamação. A drenagem não garante que ele não volte. Neste caso é necessário fazer o tratamento com médico, é realizado com antibióticos de uso local ou micro cirurgia.