Revoluçao francesa
Napoleão chegou ao poder através do golpe de 18 Brumário, em 1799, que pôs fim à Revolução Francesa ao dissolver o Diretório. Napoleão Bonaparte foi imperador da França. Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. O Império Napoleônico conquistou um vasto território para a França. A Expansão territorial da “Era Napoleônica” teve como objetivo o fortalecimento do Estado francês, seu plano principal: fazer da França a maior potência do continente.
Napoleão contou com os exércitos da República Francesa e aliados como Espanha, Dinamarca e Noruega. Ainda com o auxílio das Legiões Polonesas mercenárias e das seguintes Repúblicas Irmãs: 1- República Batava, 2- República Helvética, 3- República Cisalpina, 4- República Romana e 5- República Napolitana.
A partir de 1809, Império Francês contou com o apoio do Ducado de Varsóvia, nesta altura a Confederação do Reno, já era formada por: Baviera, Saxônia, Württemberg e Vestfália. E tinha ainda como aliados: Itália, Nápoles, Suíça e Holanda.
Mas não conseguiu vencer o país da Inglaterra. Para enfrentar a Inglaterra, Napoleão proibiu todos os países europeus de comercializar com os inglês. Foi o chamado Bloqueio Continental. Para enfraquecer a Inglaterra, Como a Inglaterra fica numa ilha, Napoleão não poderia invadir seu território e as batalhas teriam que ser feitas em alto-mar.
A economia de Portugal era subordinada à Inglaterra . Daí a relutância de Portugal em aderir incondicionalmente ao bloqueio. Napoleão resolveu o impasse ordenando a invasão do pequeno reino Ibérico. Sem chances de resistir ao ataque, a família real transferiu-se para o Brasil em 1808, sob proteção inglesa.
Napoleão foi derrotado e exilado duas vezes. A primeira, na batalha das nações, sendo exilado na ilha de Elba.
Depois de fugir da ilha, consegue retomar o poder dando início ao"Governo dos 100 dias"
Invade a Bélgica em 1815, e é derrotado novamente na Batalha de Waterloo.