Ditadura
Conhecer semelhanças e diferenças entre a ditadura brasileira e a chilena permitirá aos alunos a análise de aspectos do processo histórico que atingiu a América Latina na segunda metade do século 20. Tal estudo permite ainda que os alunos possam comparar, de maneira crítica, a realidade nacional à de outros países.
Objetivos
1. Conhecer semelhanças e diferenças entre a ditadura brasileira e a chilena.
2. Utilizar recursos da língua para produção de textos de gênero jornalístico.
Estratégias
1. Faça perguntas aos alunos, a fim de retomar aspectos já estudados da ditadura militar brasileira. Utilize as informações fornecidas pela turma para preencher uma tabela que será concluída quando o estudo sobre a realidade chilena for finalizado.
2. Leve à sala de aula diferentes textos sobre a ditadura chilena. Deixe que os alunos leiam, individualmente. Depois, solicite que forneçam informações que possam auxiliar no preenchimento da tabela. É importante que vários alunos tenham lido o mesmo texto, para que uns possam complementar as informações fornecidas pelos outros.
3. Depois de registrar os dados fornecidos pelos alunos e diagnosticar o que já assimilaram, inicie uma explicação detalhada. É importante que as contribuições dos alunos sejam valorizadas e que a explanação demonstre que a ditadura chilena pode ser analisada dentro de um processo mais amplo, envolvendo a América Latina.
4. Solicite que os alunos, organizados em grupos, desenvolvam pesquisas sobre os movimentos de resistência no Chile. É importante que pesquisem quais formas de arte foram utilizadas para fazer oposição ao regime - e que comparem essas formas de resistência política às utilizadas durante a ditadura brasileira.
5. A seguir, os alunos devem organizar seminários nos quais apresentarão diferentes aspectos da ditadura chilena. Para que os grupos apresentem temas diferentes, mas complementares, defina com antecedência o que cada um deverá