Revoluçao Francesa
1ª fala: Introdução
A Revolução Francesa começou no século XVIII e iniciou a Era das Revoluções Burguesas, fez parte do movimento revolucionário global, atlântico e ocidental que começou nos Estados Unidos em 1776 passando por Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e termina na França em 1789. Teve repercussão em outros países, mas retorna a França em 1830 e 1848.
2ª fala: O que foi a Revolução Francesa?
No final do século XVIII, diversos setores da sociedade francesa se uniram para pôr fim ao absolutismo. A burguesia liderou o movimento, pois queria expandir seus negócios, mas os resquícios do sistema feudal atrapalhavam seus planos. As massas populares, estimuladas pelos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, também aderiram ao movimento. O movimento radicalizou-se, originando uma verdadeira revolução.
No final, tudo ficou com a cara da burguesia. Ela inspirou movimentos de libertação em diversas partes do mundo e abriu caminho para a expansão definitiva do capitalismo.
3ª fala: Significados e importâncias da Revolução Francesa
Pôs fim ao absolutismo monárquico na França
Aboliu os privilégios da nobreza e do clero
Significou a concretização dos ideais iluministas em nome da burguesia
Acabou com os vestígios do sistema feudal e do Antigo Regime na França.
Assinala o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea
Influenciou os processos de independência na América (sem incluir os E.U. A)
Abriu caminho para a expansão do capitalismo na França.
4ª fala: A pré-revolução na França
Termos Sociais
A França era o país mais populoso da Europa Ocidental (com mais de 25 milhões de habitantes), a maioria da população residia no campo, sendo explorada de forma feudal, sociedade dividida em estamentos sociais (estados ou ordens rigidamente estabelecida) e bastante diversificada (o 1º e 2º Estados não pagavam impostos, somente o 3º Estado era que pagava).
- Primeiro Estado – formado