Revolu O Industrial
Revolução Industrial
Gabriel Carvalho
Metodologia Científica
Prof.: Geraldo Barra Administração/Ciências Contábeis
Santos Dumont
2015
A Revolução Industrial é um marco da mudança do trabalho manual por novos modelos de produção (Fordismo, Toyotismo, Volvismo) quando o trabalho manual e a organização de trabalho foram substituídos por maquinas e produção em grande escala. A Industrialização gerou oportunidades de trabalho e uma variedade de produtos para garantir os desejos da crescente população.
O Fordismo, que foi implantado no começo do século 20 nos Estados Unidos tem como finalidade maximizar a produção com o mínimo de tempo, a qualidade do produto não tinha alta relevância, só preocupavam-se em produzir em larga escala. Os defeitos não eram preocupação enquanto se produzia em grande escala e vendia em preço baixo, os custos humanos envolvidos também não eram preocupação na época, já que os operários não eram qualificados e aceitavam trabalhar por pouco dinheiro. Isso acarretava em um sistema de trabalho pobre, onde os operários eram escravizados e ficavam mentalmente e fisicamente prejudicados.
Esse sistema foi muito usado até os anos 1960-1970, quando foi trocado pelo toyotismo. O sistema de produção Japonês (Toyotismo), também conhecido como produção enxuta, tinha funcionários treinados e defende a ideia de que não deve se ter perdas na produção de jeito nenhum pois isso representa custo e com esse sistema a empresa se tornava mais competitiva no mercado Quando o sistema foi implantado não havia preocupação com os problemas ambientais relacionados as industrias só em 1990 organizaram um comitê que forçaram as empresas a produzir sustentavelmente.
O