Revolu O Industrial
Quando, onde, como ocorreu e por quê?
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX porem a Inglaterra foi precursora dessa revolução pelo fato de possuir uma rica burguesia, a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
A burguesia industrial, pensando em aumentar seus lucros, com os menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Mas não foi somente a busca pelo enriquecimento, podemos citar também o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. Resultando na substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Sua expansão:
A partir de 1850 a industrialização começou a se expandir por outros países da Europa, entre eles a Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia. No final do século XVIII, após a Guerra da Secessão, chegou nos Estados Unidos, e no Japão chegou após a superação do feudalismo que unificou o país.Conseqüentemente , aumentou a concorrência, a indústria de bens de fabricação e também a expansão de novas ferrovias. Entretanto cada país se desenvolveu industrialmente em ritmos diferentes, tudo dependia das condições econômicas, sociais e culturais de cada local.
No Brasil a “Revolução Industrial” foi tardia, ocorrendo entre 1930 e 1956, no governo de Getúlio Vargas, que investiu na criação de uma infra-estrutura industrial: a indústria de base e energia. Mas toda ação tem a sua conseqüência, houve a decadência cafeeira, o êxodo rural, e o movimento migratório dos nordestinos para o Rio de Janeiro e São Paulo, e o presidente adotou uma política onde houve a substituição da mão-de-obra imigrante pela nacional.
Vida dos trabalhadores:
As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. O trabalhador