REVOLU O CUBANA TRABALHO
Escola Brito Elias
Vila Emil, 09 de Junho de 2015.
Professor: Fábio Borges
Alunos:Emanoel Angel Nº 8 Emanoel oliveira 9 João Victor 14 Lucas Dias 25 Mateus Alexsandro 29 Pedro Pezarino 33 Robson Junior 36
Sumário
Introdução
Antes de 1959, Cuba era um País que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o Governo do Presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.
Líderes
Fidel Castro
Fidel Alejandro Castro Ruz, é um revolucionário comunista cubano, principal líder da Revolução Cubana (1953-1959), Primeiro-ministro de Cuba (1959-1976) e primeiro Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008). Até 2006 foi Primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e de fato, ditador do País até 1959.
Castro nunca foi eleito através de eleições diretas, não permitiu a criação de partidos de oposição, nem liberdade de imprensa.(Cuba é considerado um dos países com menor liberdade de imprensa do mundo) durante o período em que esteve como líder do regime ditatorial cubano. Seu governo