Revoltas regenciais
Neste trabalho irei depositar algumas informações sobre o movimento de independência do Brasil, sendo um resumo sobre o assunto abaixo listado:
Rebeliões / revoltas regenciais (revolta de beckman
/ guerra dos moscates)
Revoltas regenciais Revolta de Beckman
No estado do Maranhão – estrutura político-administrativa criada no Brasil em 1621,abrangendo o Maranhão, o Pará e outros territórios setentrionais- -ocorreu, em 1684 e 1685, um movimento de constentação à política metropolitana que ficou conhecido como a Revolta de Beckman.
Os colonos dessa região utilizavam os índios como força de trabalho, pois a renda para a compra de escravos africanos no local era insuficiente. Isso gerou um conflito com os jesuítas, contrários à escravização dos nativos.
Para resolver o problema da mão de obra e do abastecimento regional, a Coroa criou a Campanha geral de comercio do
Maranhão, que detinha o monopólio do comercio na região.
Entre outras atribuições, a companhia devia oferecer cerca de 500 escravos negros por ano, abastecer a região de gêneros alimentícios importados (bacalhau, vinho e farinha de trigo), tecidos e outros artigos, e adquirir e exportar produtos locais como açúcar, cacau e couros. A companhia obrigava aos produtores a vender os seus produtos por preços muito baixos. Ao mesmo tempo ela negociava mercadorias importadas que trazia por valores bem acima da media. A adoção dessas políticas e a falta do cumprimento do contrato estabelecido entre a companhia e a população local acabaram provocando o inicio do movimento rebelde.
Em fevereiro de1684, moradores da região de São Luís, sob a chefia dos irmãos Beckman, tomaram os depósitos da companhia e o governo local. Reunidos na Câmara municipal de São Luís, os revoltos decidiram abrir o monopólio da companhia e compor um governo provisório até resolver a situação.
Tomás Beckman, escolhido representantes dos sublevados, foi a Lisboa para tentar explicar o