calibradores e blocos padrão
1 Introduçao
Calibradores são instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que desejamos comparar. Os tipos mais comuns de calibradores são calibradores tampão, calibradores de boca (boca separada, boca escalonada e bocas ajustável), calibradores chatos, calibradores tampão e anéis cônicos, calibradores de rosca (rosca regulável e roscas cônicas), etc.
Os calibradores são fabricados de tal forma a possuírem as dimensões máximas e mínimas de uma determinada geometria, como furos, roscas, comprimentos, etc.
2 CALIBRADORES
Calibradores são instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que desejamos comparar. Podem ter formatos especiais, dependendo das aplicações.
Geralmente fabricados de aço-carbono e com as faces de contato temperadas e retificadas, os calibradores são empregados nos trabalhos de produção em série de peças intercambiáveis, isto é, peças que podem ser trocadas entre si, por constituírem conjuntos praticamente idênticos.
Quando isso acontece, as peças estão dentro dos limites de tolerância, isto é, entre o limite máximo e o limite mínimo.
3 TIPOS DE CALIBRADOR
3.1 Calibrador tampão (para furos)
Os calibradores tampões são utilizados para a verificação da dimensão de furos.
Eles apresentam dois lados: um Passa e outro Não-Passa. Para a medição o lado passa deverá entrar em contato com o furo a ser medido, mas o lado não-passa não deverá entrar em contato com o furo. O lado não-passa possui uma marca vermelha para a diferenciação. As tolerâncias de fabricação devem ser bem estreitas e observadas para evitar ao máximo o desgaste do lado passa. Esse tipo de calibrador é normalmente utilizado em furos e ranhuras de até 100 mm
3.2 Calibrador de boca
Esse tipo calibrador possui duas bocas: uma passa, para a maior medida, e a outra não-passa, para a menor medida. O lado não-passa tem chanfros e uma marca vermelha, para a diferenciação. É normalmente