Mecanica
2.1 Definição
Blocos padrão são padrões de comprimento ou ângulo, corporificados através de duas faces específicas de um bloco, ditas “faces de medição”, sendo que estas faces apresentam uma planicidade que tem a propriedades de se aderir à outra superfície de mesma qualidade, por atração molecular.
A característica marcante destes padrões está associada aos pequenos erros de comprimento, em geral de décimos ou até centésimos de micrometros (m), que são obtidos no processo de fabricação dos mesmos. Em função disto, pode-se afirmar que os Blocos Padrão exercem papel importante como padrões de comprimento em todos os níveis da Metrologia Dimensional.
2.2. Padrão de referência
Para realizar qualquer medida;
Padrões adotados ao longo do tempo: pé, braço, metro, etc.;
1898 - patente de blocos-padrão (C. E. Johanson);
Peças em forma de pequenos paralelepípedos, padronizados nas dimensões de 30 ou 35 mm x 9 mm, variando de espessura a partir de 0,5 mm. Atualmente, nas indústrias são encontrados blocos-padrões em milímetro e em polegada.
2.3. Bloco-padrão protetor
Bloco-padrão: dimensões extremamente exatas;
Uso constante pode interferir na exatidão;
Blocos protetores: mais resistentes (material de maior dureza);
Impedir que os blocos-padrão entrem em contato direto com instrumentos ou ferramentas;
Geralmente são fornecidos em jogos de dois blocos, e suas espessuras normalmente são de 1,2 ou 2,5 mm, podendo variar em situações especiais.
2.4. Jogo de Bloco-padrão
Afim de alcançar um bom aproveitamento dos blocos padrão, estes são reunidos em jogos que se diferem entre si pelos seguintes fatores: mínimo escalonamento, faixa que o escalonamento abrange número de peças que os constituem.
Estes jogos consistem de várias séries dimensionais (subgrupos de dimensões).
Partindo de base 1,000 mm, existem séries dimensionais em milésimos de mm (1,001 até 1,009), centésimos (1,01 até 1,09), décimos, etc. Os jogos