calibradoresx
1097 palavras
5 páginas
Centro Universitário da FEIDepartamento de Engenharia Mecânica
METROLOGIA INDUSTRIAL – NM6410 – TURMA 721
PROJETO:
CALIBRADOR DE EIXO 72h9
CALIBRADOR DE FURO 72H9
1. RESUMO DESCRITIVO CALIBRADORES
Calibradores são padrões geométricos largamente usados nas indústrias, tendo como sua maior vantagem rapidez na inspeção da medição, mede de forma indireta por comparação, facilitando assim, a produção em série de um determinado processo sem a perda da qualidade.
Existem diversos tipos de calibradores, por exemplo, na calibração de um eixo usamos um calibrador passa-não-passa denominado calibrador de boca, onde o lado passa é teoricamente constituído pela dimensão máxima do eixo e o lado não passa da dimensão mínima do eixo, um outro exemplo é o calibrador tampão, onde o lado passa é teoricamente constituído pela dimensão mínima do furo e o lado não passa da dimensão máxima do furo, os calibradores tem uma formas de diferenciar facilmente o lado passa e o lado não passa, através de uma marcação na cor vermelha ou com uma menor dimensão no comprimento do lado não passa.
2. MATERIAL
Calibradores usualmente são constituídos de aço carbono com os contatos temperados ou metal duro, ou no caso de alguns calibradores, tais como, tampão ou de rosca, podem ter seu corpo com matéria polimérico.
3. CONTRA CALIBRADORES
Da mesma forma que nas dimensões das peças deve ser prevista uma tolerância, nas dimensões do lado passa e não passa dos calibradores (que tem por finalidade controlar as dimensões da peça) e nos contra calibradores (que tem por finalidade controlar as dimensões dos calibradores).
Existe então um estabelecimento de tolerância e isto segundo a norma NBR 6406. A existência de tolerância no calibrador implica que a dimensão do eixo ou furo controlada por ele terá sua tolerância aumentada ou diminuída da tolerância originalmente estabelecia, ou seja, as tolerâncias dos eixos e furos sofrem influência das tolerâncias dos