Revoltas no Período Regencial
Introdução ao Período
Cabanagem
Balaiada
Sabinada
Revolução Farroupilha
Revolta dos Malês
INTRODUÇÃO
O Período Regencial se estendeu de 1831, quando D.Pedro I abdicou o trono até 1840 quando D.Pedro II foi coroado. Foi um período de grande agitação nas províncias do Norte, Nordeste e Sul, que exigiam a descentralização do poder, e também o federalismo, que basicamente significava maior autonomia para essas províncias. Os movimentos foram um fato inédito na história do Brasil, pela ampla participação das camadas sociais mais baixas.
CABANAGEM 1835-1840
Revolta que aconteceu no norte brasileiro, no Grão-Pará. Tinha como objetivo aumentar a importância que o Pará tinha para o Brasil, melhorar a condição de vida do povo e tirar o poder dos governadores da província.
Tomaram por duas vezes, o controle de Belém, capital da província. Na segunda o governo reprimiu duramente os cabanos, fazendo vários massacres.
REVOLTA DOS MALÊS
A Revolta dos Malês foi o mais famoso levante dos escravos malês da Bahia, ocorrida em 1835. Os revoltosos tinham como o objetivo a libertação dos escravos, o confisco dos bens de brancos e mulatos, e principalmente a implantação de uma república islâmica no Brasil (de ordem mulçumana). Apesar de apresentarem uma organização considerável, os revoltosos acabaram reprimidos de maneira violenta no principal levante em Salvador, pelas tropas oficiais, sendo condenados a prisão, ao chicote e a forca.
REVOLUÇÃO FARROUPILHA 1835-1845
Revolução Farroupilha, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico, eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira.Durante o Primeiro Reinado e Regência, os impostos impediam a ampliação dos lucros dos fazendeiros sulistas. Com a assinatura do acordo foi concedida anistia geral aos revoltosos, o saneamento das dívidas dos governos revolucionários e a libertação dos escravos que participaram da revolução.
BALAIADA