Revolta dos beckham
Foi o primeiro movimento da elite insatisfeita declarado contra a opressão do sistema colonial português(monopólio da companhia geral do comercio do maranhão).
1684- os insurgentes(liderados pelos proprietários de terras e escravos, Manuel e tomas beckman) e reuniram pra formar uma revolta que pretendia abolir monopólio da companhia geral do comercio do maranhão. Chegaram a tomar o poder e organizar um governo provisório, mas não conseguiram manter.O movimento foi sufocado pela metrópole, com a prisão de tomas beckman. O rei enviou Gomes freire em 1685 pra governar o maranhão, depois disso Manuel foi enforcado.
Guerra dos emboabas
Conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709- não foi numa revolta contra a opressão colonial, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil-forasteiros). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.
Os emboabas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana. Os paulistas eram comandados pelo bandeirante Borba Gato.
Apartir de 1708 os paulistas se revoltaram e sofreram diversas revoltas, a coroa teve de intervir no conflito, em 1709 enviou um novo governador que convenceu nunes viana a renunciar.
Os resultados desse movimento foram:
Separação de SP e MG da capitania do RJ ,migração dos paulistas para goias e mato grosso, elevação de SP a categoria de cidade.
Guerra dos mascates
A luta travada entre as cidades de Olinda e Recife, nos anos de 1710 e 1711, pelos pernambucanos proprietários de engenhos que viam com desconfiança a prosperidade de Recife, onde residiam a os mascates, como eram designados os comerciantes portugueses, resultando forte animosidade.
Olinda e recife disputavam a