revolta da chibata
CURSO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO-2010
EIXO: RECURSOS NATURAIS
REVOLTA DA CHIBATA
ADRIELE SANTANA
GILVANA CARVALHO
SALVATERRA-PARÁ\ MARAJÓ
REVOLTA DA CHIBATA
A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910.
Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.
O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.
LIDER DA REVOLTA
O líder era João Cândido, o Almirante Negro.
Tornou-se muito admirado pelos companheiros marinheiros e muito elogiado pelos oficiais, por seu bom comportamento, e pelas suas habilidades principalmente como timoneiro. Era o marinheiro mais experiente e de maior trânsito entre marinheiros e oficiais, o que o indicava para liderar uma revolta que se avizinhava: a Revolta da Chibata.
OBJETIVO DA REVOLTA
O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas as reivindicações, os revoltosos ameaçavam bombardear a cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil).
RESULTADO FINAL
Os marinheiros se renderam pensando que seriam atendidas suas reivindicações, mas eles são presos e levados para o Rio Amazonas como prisioneiros e sofrem desterro lá, são expulsos do Brasil.
Os castigos, suspensos pela Armada logo após a Proclamação da República, foram retomados no ano seguinte como forma de controle e punição dos marinheiros -