Revitalização urbana
Área: Mercado Popular de Goiânia
UNIP Universidade Paulista Acadêmico: Rodrigo Moraes R.A.: B80CJJ3 Disciplina: Teoria Histórica da Arquitetura e Urbanismo
Diagnóstico da área afetada A área escolhida para o projeto de revitalização foi o Mercado Popular, localizado em frente a avenida 74 e fundos com a rua 57A. Foi construído em 1952 na região então denominada Bairro Popular que seria incorporada ao Setor Central alguns anos mais tarde. Hoje, é considerada uma área valorizada por estar localizada no centro da cidade, tendo acesso rápido a vários serviços como transporte público e bancos, além de contar com a estrutura urbana do centro.
Uma das quatro entradas principais do Mercado Popular.
Uso atual da área Atualmente o mercado é utilizado apenas para o comércio e casa de shows, abriga bares e lanchonetes. A edificação esta preservada em seu interior, devido ao comércio lá existente, porém a parte de fora deixa a desejar com suas inúmeras pixações e desgaste da estrutura e pintura.
Vista superior do Mercado Popular, avenida central em frente e rua 57A circundando a edificação. Curiosidades O mercado se localiza a uma rua acima onde ocorreu o acidente radioativo em setembro de 1987 conhecido como acidente do Césio137, onde várias pessoas foram contaminadas por partículas do radioisótopo Césio137. O local foi completamente concretado para evitar contaminação pela radioatividade.
Painel em grafite localizado na área onde houve o acidente nuclear, tendo como principal tema o acidente ali ocorrido.
Proposta de recuperação Goiânia possui um cenário jovem vasto, sendo palcos de diversos festivais anuais de música alternativa como o Festival Vaca Amarela, o Bananada, e o Goiânia Noise, tornando a cidade um dos principais centros do movimento rock underground no Brasil.. Tais movimentos culturais vem criando um nicho comercial com bastante potencial, o das lojas especializadas em serviços e produtos para esse