A REVITALIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS: A MUDANÇA ESTRUTURAL E VISUAL DAS PRAÇAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
ALUNO: HENRIQUE GUIMARÃES ROCHA
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
A REVITALIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS: A MUDANÇA ESTRUTURAL,VISUAL E SOCIAL DAS PRAÇAS
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Entidades Executoras do Projeto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança e Semosp.
1.2. Período de execução: 18 meses - 30 de julho de 2014 a 30 de dezembro de 2015.
1.3. Localização: Parque Shalon, Cohajap e Cohaserma.
1.4. Equipe técnica: Técnico do Meio Ambiente, Paisagista, Biólogo, Arquiteto, Engenheiro Civil e Geógrafo.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente os bairros Parque Shalon, Cohajap e Cohaserma possuem cada um uma praça. Estas três praças encontram-se em estado de abandono, com sua estrutura física totalmente depredada. O mato já se alastrou por quase toda a praça, os bancos não existem mais, as quadras poliesportivas resumem-se a um espaço de cimento cheio de buracos, a iluminação publica é precária, os meios-fios e calçadas estão destruídos e existem grandes quantidades de lixo acumulado em toda a praça.
Sabe-se que as praças são componentes importantes na constituição de um bairro. Esses locais têm como função proporcionar um ambiente seguro e aconchegante para ampliação da convivência, do fortalecimento de vínculos comunitários, além de incentivarem a prática de outras atividades de lazer e também de esportes.
Na rotina de vida da maioria das pessoas nas últimas décadas as relações interpessoais, e consequentemente a qualidade de vida, têm sido prejudicadas pela diminuição do tempo de lazer e convívio comunitário. Além disso, a insegurança tem feito com que as famílias cada vez menos saiam de casa e ocupem os locais do bairro para prática de suas atividades.
O abandono desses locais podem ser percebidos nos bairros Parque Shalon, Cohajap e Cohaserma. As praças perderam a sua original e, há alguns anos, vem sendo