Revisão sobre todos os horizontes diagnosticos, associando-os com as classes de solo que são influenciados por eles.
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
Patricia Faria
Graduação em Geografia
Revisão sobre todos os Horizontes Diagnosticos, associando-os com as classes de solo que são influenciados por eles.
Prof.Sidney Portilho
BELO HORIZONTE,MG
Junho – 2012
Classificação de Horizontes e as Classes dos solos que são influenciados por eles
Introdução e Conceitos
No livro do Sistema Brasileiro de Classificação de Solo (SiBCS) os horizontes diagnósticos de superfície são utilizados para distinção de classes de solos em diferentes níveis categóricos.
4 Pode ser H, O ou A
Horizontes Diagnósticos Superficiais
Horizonte Hístico * Horizonte constituído por materiais depositados no solo sob condições de excesso de água (Horizonte H) por longos períodos ou todo o ano, ou drenagem livre (horizonte O). * Possui a espessura maior que ou igual a 20cm. * Possui espessura maior que 40cm quando 75% (expresso do volume) ou mais do horizonte for constituído por tecido vegetal (casaca de arvores, raízes finas, ramos finos, excluindo as partes vivas). * Espessura de 10cm ou mais quando sobrejacente a contato lítico (90% ou mais de fragmentos de rocha). * A Classe de solo que é influenciado pelo Horizonte Hístico é o Cambissolo Hístico por ser um Horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, alta saturação por bases, que mesmo após revolvimento superficial do solo (ex. por aração), os teores de matéria orgânica, após mesclagem com materiais minerais, mantêm-se elevados.
Cambissolo Hístico Fonte: http://www6.ufrgs.br/cbcs/page.php?secao=prog_viagem&sub=apa
Horizonte A * É um Horizonte mineral, superficial ou em seqüência a Horizonte ou camada O ou H, diferenciando-se do horizonte ou camada subseqüente pela maior concentração de matéria orgânica ou pela perda ou translocação de componentes minerais. * As suas características de cor, estrutura, entre outras, são