revisão literatura Paullinia Cupana
Paullinia é um gênero pertencente à família Sapindaceae, que inclui 195 espécies distribuídas nos trópicos e subtrópicos americanos. Dentre estas espécies, pelo menos nove são provenientes do Brasil, incluindo Paullinia cupana (Kunth) variedade sorbilis [(Mart.) Ducke]. conhecida como guaraná, é uma planta tipicamente brasileira. (USHIROBIRA, 2004)
Sendo uma planta típica do Amazonas, cultivada pelos índios maués desde tempos remotos. Atualmente, já há plantações comerciais nos arredores de Manaus, nos Estados do Pará e da Bahia.( SPOLADORE, 1987)
É uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira da família das sapindáceas, cujo nome provém do termo indígena “wara’ná” que significa árvore que sobe apoiada em outra, apresentando em média 2 m de altura e um diâmetro duas vezes maior, crescendo em latossolo profundo e ácido. Sendo uma trepadeira lenhosa, que busca a direção da luz disponível na parte superior da floresta. As inflorescências começam a se expandir no período menos chuvoso, de maio a junho, sinalizando a época de floração. Os frutos do guaraná apresentam coloração vermelha, com características capsulares, contendo de uma a três sementes (IBGE, 2004).
Fig.1 Planta matriz de Guaranazeiro
Utilização popular e comercial
Era empregada pelos indígenas, as sementes secas e tostadas com a principal função de espantar o cansaço (Costa, 2011). Atualmente é utilizado na medicina popular como estimulante das funções cerebrais, porém vários outros usos já foram relatados como: afrodisíaco, antitérmico, analgésico e antidiarreico ( USHIROBIRA,2004).
A utilização das sementes do guaraná é da indústria de bebidas, principalmente pelo alto teor de cafeína, sendo que 44% da produção nacional é destinada a este setor. O restante é dividido entre laboratórios e indústrias farmacêuticas, para extração e fabricação de xaropes para bebidas e assim restando 10,5% que é exportado na forma in natura (USHIROBIRA, 2004). Há